tema livre
tema livre

Novo luxo

Novidades trazem design leve e versátil – além de muitas cores!

 

Começa um novo ano, feiras do setor vem ai. Mas o que já há de novo no mercado em termos de tendência do design em mobiliário?

Leveza. Do luxo ao simples, o que se vê é leveza. Leveza no design, de poucos traços,  nos acabamentos bem escolhidos, nas pinceladas de cores, na possibilidade de escolha – de acabamentos, de uso – levando em conta a percepção e forma de viver de cada um.

Em termos de acabamentos, entre amadeirados e metálicos, as cores ganham espaço. Desde os mais sóbrios cinzas até amarelos e verdes, bem dentro das novas cartelas de cores vistas, seja na Pantone, seja no Colours Future.
Já em termos de conceito, as novas peças vem mais limpas, sem rebuscamentos, muitas tendendo ao design minimalista, quase bruto, no caminho do industrial, inspirados nos famosos lofts dos anos de 1950/60 – alguns com composição de madeira e ferro.
Aliás, essa revisita ao passado é tônica comum a todos, seja esse passado mais moderno ou mais adocicado.  E vem de encontro aos conceitos que deram rumo à escolha de cartelas de cores para 2017 - Novo Romantismo e Reinvenção do Luxo  (
veja em Cores 2017 - Joyce Diehl)

Ornare 3.0
Para celebrar o 30º. aniversário, a  Ornare, referência em armários e móveis de alto padrão para cozinha, sala de banho, home theater e closet, apresenta a nova coleção Wide Line que explora a atmosfera do viver em um ambiente fluido. Desenhada por  Ricardo Bello Dias, diretor de arte, e  pelo Studio Ornare, o processo de criação do lançamento teve a coordenação do CEO da marca, Murillo Schattan.

Wide System -  sistema-símbolo desta linha - é composto por painéis modulares, perfis de suporte, móveis e prateleiras de diferentes formas e espessuras, disponíveis em uma ampla gama de cores e acabamentos que seguem a tendência mundial. Um sistema que proporciona configurações que se adaptam a todas as necessidades e ambientes, como, por exemplo, o uso de eletrodomésticos embutidos atrás de portas e painéis podendo ocupar um espaço da sala de estar sem interferir visualmente.

Os elementos que compõem esta coleção  revestem e decoram a casa como um ambiente único: armários, closets, banheiros e cozinhas são interpretados como elementos que geram espaços interligados e harmônicos. Os materiais originais obedecem a rigoroso padrão técnico e de qualidade. Os acessórios metálicos, consideradas "pequenas joias", produzidas artesanalmente - com nove tonalidades acetinadas que vão do dourado ao selênio - dão aos móveis  um acabamento único e sofisticado.

Oppa , marca brasileira de móveis e acessórios de design – é uma das ganhadoras da iF DESIGN AWARD 2017, a mais conceituada premiação de design mundial. O produto vitorioso é o Cavalete Split, que venceu no quesito "Product", na categoria "Home Furniture".

O Cavalete Split, criado pela alemã Louisa Köber, foi eleito por um júri formado por 58 grandes nomes do design mundial. A peça teve como ponto de partida a técnica de divisão de bambu. Ao transferir esta antiga arte ao material de metal, a designer percebeu que era possível fabricar uma perna de mesa a partir de um único tubo.
"A seção revela as tonalidades de cor dentro do tubo. Nas pontas dos pés e com pernas finas, fica lá, como um cervo tímido, pronto para fugir.O produto se move entre objeto e o lúdico. Parece elegante e vulnerável", explica a designer.

O
iF ocorre anualmente e é considerado o prêmio máximo do setor e visto como um dos principais selos de excelência em design do mundo. Neste ano, foram mais de 5.500 inscritos, de 59 países. A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 10 de março de 2017, em Munique, na Alemanha, no Museu da BMW.
A marca conta ainda com diversos prêmios na área, incluindo o primeiro lugar no Prêmio Internacional Objeto Brasil (2016), pela Cadeira SIM; terceiro lugar no Prêmio Internacional Idea Brasil (2012), pela cadeira Uma; e menção no Prêmio Salão Design (2016), pelo Cavalete Tango.

No Prêmio Salão Design

A Líder Interiores, marca que atua nos setores de mobiliário e decoração há mais de 70 anos, é estreante e uma das finalistas do Prêmio Salão Design 2017 – que com 25 anos de tradição é considerado um dos melhores prêmios de design da América Latina.

Os móveis que estão concorrendo na modalidade indústria e categoria Espaços Íntimos, são a Cadeira Ditta, a Cadeira Abraço e a Linha Canguru. Nesta categoria, a marca já é considerada vencedora, já que detém de todos os produtos finalistas. Na mesma modalidade, mas na categoria Espaços Sociais, concorre ainda a Mesa de Jantar Renda. 

Assinada pelo estúdio
Nada se Leva, a Cadeira Ditta é cheia de charme e remete ao clássico mobiliário escandinavo por conta de seu traço iconográfico e está disponível em seis medidas diferentes.

A Cadeira Abraço tem como destaque uma curva sinuosa que remete a um abraço, como diz o próprio nome e foi criada pelos designes da
Latoog Design.

Já a Linha Canguru, que inclui banco, mesa lateral e mini cômoda, é de autoria da arquiteta Isabela Vecci e é inspirada no hábito, não só dos humanos, de carregar objetos junto a si, assim, toda as peças da linha vêm acompanhada de bolsas de recouro acopladas à estrutura.

O Prêmio Salão Design tem como objetivo estimular a inovação tecnológica por meio do design e assim, destacar a capacidade e o talento de seus participantes - indústrias, profissionais e estudantes da área - agindo, inclusive, como incentivador de novas parcerias. É realizado pelo Sindmóveis desde 1988 e, em 2017, chega a sua 21ª edição, somando em sua trajetória mais de 12 mil projetos inscritos.

A divulgação dos vencedores será realizada em 05 de junho de 2017.

Na ABUP
A premiada designer gaúcha Marta Manente  estará presente com suas peças assinadas na feira onde lançará novidades exclusivas para a marca Starmobile, de Garibaldi (SC) que participa pela primeira vez da ABUP Móvel Show . Veja algumas das peças:

Poltrona Lottia
Seu design é inspirado nas conchas do fundo do mar. Forma aconchegante e acolhedora, principalmente no assento da poltrona que transmite conforto estético e funcional à peça.
Durante o processo de criação, o objetivo era conseguir um resultado de design confortável, que abraçasse a pessoa ao sentar. Convidativa, a poltrona possui detalhes singulares e charmosos que salientam e evidenciam os traços de uma concha do mar. O seu estofamento curvo, o pé de madeira giratório exclusivo e o debrum em couro, são alguns dos detalhes que fazem a diferença nesta peça.

Cadeira e Poltrona Ninho
A cadeira carrega nos traços do bordado em matelassê aplicado em seu encosto e assento, o desenho dos gravetos de madeira que se entrelaçam formando um ninho de pássaros. Possui braços em madeira natural.
Mesa Duo
A base da mesa é produzida em madeira e alumínio. A peça pode ser utilizada com tampo em vidro com variação de formatos: Redondo, quadrado e retangular. Por ser um design moderno e atemporal, pode ser aplicado em ambientes comerciais e sociais. 

Sofá Nidus
Sofá de living com formato inusitado, anatômico e aconchegante. O sofá Nidus possui estofamento em linho, com detalhe em couro. Os pés em alumínio foram desenhados exclusivamente para a peça.

Cadeira Azulejo 
Inspirado em azulejos portugueses antigos. A cadeira é vestida em seda bordada.
Depois das exposições das feiras internacionais Isaloni em Milão e ICFF em Nova York, o Studio mantém exposição de suas criações em uma das mais badaladas e charmosas avenidas do mundo, a Broadway,  na loja novaiorquina Sitdown. Também, recebeu em 2016 o prêmio Bronze em design de produto no IED (Instituto Europeo di Design), com o sofá Flag.

Marta Manente  tem 17 anos de experiência no mercado moveleiro atendendo grandes players da indústria de móveis do Brasil. É diretora há mais de uma década do Studio Marta Manente Design e Assessoria, de Bento Gonçalves (RS), empresa que atua com assessorias de design de produto, marketing industrial e decoração de interiores - residencial e corporativo. É formada em Tecnologia em Produção Moveleira com pós graduação em Design de Produto com ênfase em Móveis pela (UCS - Universidade de Caxias do Sul). Atuou como professora de cenários internacionais para o curso de Especialização em Design entre as Universidades de Pordedone, na Itália, e de Caxias do Sul (RS)
.

Pluralidade jovem
Vai morar sozinho/a?  Ou resolveu "juntar os trapinhos"?
O primeiro apartamento a gente nunca esquece. Há sempre aquela preocupação em reformar, pintar e estabelecer a decoração dos sonhos, com muita personalidade. 
Antes que pense em apoiar a televisão na caixa e utilizar cadeiras de praia como poltronas, a 
Dioudi  separou algumas dicas de móveis ideais para este momento tão esperado, como o Cabideiro DonutsCadeira FitEscrivaninha Happy Adega HappyMesa de Jantar Fit Gaveteiro Multi.

De fabricação própria e seguindo as tendências mundiais da moda, cultura e da diversidade, os móveis da 
Dioudi   possuem a alta qualidade da       P & C ArteMobili  e oferecem aos ambientes o design, a arte, a personalidade e a opção de fugir do convencional. Podem ser combinados e descombinados, utilizados das mais diversas formas, sendo multi, únicos e incomparáveis.

Diferente ou divertido? A 
Dioudi, com sua ampla diversidade de cores e formas, leva ao público jovem e amante da pluralidade móveis que são diferentes e divertidos ao mesmo tempo, seguindo as tendências mundiais da moda, da cultura e da diversidade. E com bem pensadas pinceladas de cor!

Leves e descolados
Dioudi, marca de móveis de madeira com estilo descolado, moderno e exclusivo, leva para a ABIMAD ( Feira Brasileira de Móveis e Acessórios da Alta Decoração, de 7 a 10 de fevereiro em São Paulo).  Veja algumas novidades:

Cadeira Loop é assinada pela equipe de designers da
Dioudi e foi inspirado no cíclico, que se renova, que está em constante transformação. Possui estrutura em madeira maciça Taeda, disponível em 13 cores (Amarelo, Preto, Pérola, Cappuccino, Azul, Cinza, Verde escuro, verde claro, Rosa claro, Laranja escuro, Garapa, Natural e Tabaco). E para combinar ainda mais com o ambiente, o estofado do assento recebe o acabamento em diversas cores.
As Mesas de Centro e Lateral Dike, com design diferenciado, remetem a natureza, o orgânico. O nome faz uma relação direta entre a distribuição variada e desalinhada das extremidades da peça, como os diques construídos pelos castores, uma verdadeira obra funcional.

Escrivaninha Dock une o design e a tecnologia em um único móvel. Com estrutura em madeira maciça Taeda, e tampo e suporte inferior em MDF com acabamento laqueado, inclui régua com quatro tomadas (padrão brasileiro) e extensão elétrica de 2m de comprimento. O móvel pode ser desenvolvido nas cores madeira natural ou garapa (pés) e o tampo em 10 cores laqueadas (Amarelo, Preto, Pérola, Cappuccino, Azul, Cinza, Verde escuro, verde claro, Rosa claro, Laranja escuro).

Outra novidade apresentada na feira é a opção de medidas do Aparador Happy e Mesa Trama, móveis que já fazem parte da linha de produtos da Dioudi:

Aparador Happy - Com pés em madeira maciça Taeda e tampo em MDF em 10 opções de cores (Amarelo, Preto, Pérola, Cappuccino, Azul, Cinza, Verde escuro, verde claro, Rosa claro, Laranja escuro). A medida original é 1,30(comp)x 0,36(prof) x 0,75(altura)m e, a partir da feira, a marca também disponibiliza o móvel com 1,60m de comprimento.

Mesa Trama - Pés e estrutura em madeira maciça Taeda. O tampo em MDF tem 10 opções de cores (Amarelo, Preto, Pérola, Cappuccino, Azul, Cinza, Verde escuro, verde claro, Rosa claro, Laranja escuro) e os pés podem ser garapa ou garapa bianco. A medida original é 1,55(comp) x 0,90(prof) x 0,75(alt)m e, a partir da feira, a marca também disponibiliza o móvel com 2,20m de comprimento.

De fabricação própria e seguindo as tendências mundiais da moda, cultura e da diversidade, os móveis da 
Dioudi possuem a alta qualidade da P&C ArteMobili e oferecem aos ambientes o design, a arte, a personalidade e a opção de fugir do convencional. Podem ser combinados e descombinados, utilizados das mais diversas formas, sendo multi, únicos e incomparáveis.
Diferente ou divertido? A 
Dioudi, com sua ampla diversidade de cores e formas, leva ao público jovem e amante da pluralidade móveis que são diferentes e divertidos ao mesmo tempo, seguindo as tendências mundiais da moda, da cultura e da diversidade.

Traços orientais

Linhas retas, cores marcantes e a sutileza do universo oriental. Essas são as principais características da coleção Oriente, da  Mobly, com móveis para sala de estar e jantar. São peças que trazem a delicadeza e o minimalismo oriental, além de terem um tom discreto de equilíbrio e força.

Já disponível no site, a novidade – que inclui aparador, buffet, rack e mesas de jantar, canto e centro – apresenta móveis com pintura acetinada e sem brilho, pés e detalhes em madeira (imbuia) e ferragens e dobradiças em metal com acabamento na cor ouro velho.

A linha Oriente também apresenta três variações de cores – vermelho, preto e branco.

Inspiração na arte!

Amilcar
, Artigas, Gullar. Sob o comando da designer brasileira Daniela Ferro, a Milênio Hom, junto à turma do Asa Design , apresenta  na ABIMAD  três novas coleções de móveis para salas de jantar e de estar. A equipe buscou inspiração nas obras dos artistas plásticos neoconcretos, mais notadamente Lygia Pape, Hélio Oiticica, Lygia Clark e Amílcar de Castro, bem como na arquitetura brasileira dos anos 1970. Estes artistas foram capazes de unir subjetividade e geometria, expressividade e construção racional.

"A Milênio é, há muito tempo, reconhecida como uma marca capaz de entregar produtos de fabricação muito elaborada e acabamento impecável. O propósito de nosso trabalho foi o de valorizar ainda mais toda essa excelência", afirma Daniela.
Artigas  apresenta um design limpo, desprovido de ornamentos. As mesas apresentam configuração de coluna dupla. A peça em formato "Y" faz a ligação das colunas com o tampo, e é uma menção à arquitetura do mestre Villanova Artigas, que costumava valorizar os seus projetos com elementos estruturais expressivos. Este detalhe não é visível de imediato, pois fica próximo ao tampo. É uma pequena "surpresa" reservada aos que se propõe a apreciar o design das colunas, de formas arredondadas que se encontram em vincos verticais, direcionando o olhar de baixo para cima. Enfatizando a leveza da peça, o tampo apresenta bordas afinadas e cantos arredondados.

A coleção Amílcar valoriza a lâmina natural de        madeira, e caracteriza-se pelo contraste harmonioso entre planos vincados e bordas         arredondadas.

Já a expressividade das mesas de centro e lateral Gullar está presente em sua estrutura, que envolve os dois tampos, com bordas delgadas em chanfros duplos. Nas junções entre as travessas verticais e horizontais, surge um detalhe elegante, em forma de diedro. Com acabamento em madeira laminada, e tampos em laca ou vidro, as peças são versáteis que ajudam a aproveitar os espaços e que complementam a decoração com leveza.

Pinceladas de esperança

Pantone, referência em cores para o universo da moda e do design, nomeou o Greenery  como a cor de 2017. A mistura de verde musgo com amarelo, já bem aceita nas passarelas mundiais, promete estampar as vitrines durante os próximos meses.

A eleita Greenery simboliza a reconexão com a natureza, o equilíbrio e a paz, de acordo com a marca. Então, aproveite para harmonizar os ambientes e transmitir a sensação de leveza e frescor por todos os cômodos. 

Medo de usar em parede toda? Então, por que não aderir a essa nova tendência em pinceladas? A Mobly apostou nessa cor em alguns ítens de desejo  para transmitir um pouquinho da boa energia do verde no lar. São prateleiras, banquetas, cadeiras que trazem essa cor como referência e vão dar ares mais alegres e um certo ar de frescor à decoração
.

Clássicos revisitados

E a cor chega até aos clássicos berços!
A nostalgia do estilo retrô está em alta, e os berços com traços retos e pés palitos ganham destaque nos quartinhos dos bebês. Para entrar no clima, a
Formatual Baby & Kids apresenta a nova linha Retrô, composta por berços que podem ser personalizados de acordo com a decoração escolhida pelos papais.

Disponível em dois acabamentos, em madeira e com estofado, a loja comercializa os berços nas cores azul fosco, azul tiffany, cinza fosco, rosa fosco, verde fosco, branco fosco  e carvalho, podendo ainda mesclar as cores entre si para criar um móvel único e exclusivo.

A Linha Retrô este disponível para venda nas duas lojas, e todos os berços possuem certificação do Inmetro para garantir a segurança e bem estar dos bebês.

Conceito industrial
A madeira, o cimento e o metal ganham cada vez mais espaço na decoração. Pode-se dizer, inclusive, que todos esses elementos, utilizados em um mesmo ambiente, são considerados parte de um estilo: o industrial, que teve início na década de 50.

É pensando nisso que a
Mobly lança a série Abreviatta. Com uma pegada simples e rústica, a linha traz móveis modernos – para sala de estar e jantar – em tons sóbrios, com base em madeira e estrutura em aço.

A série completa para sala de jantar e estar inclui 11 itens, incluindo modelos de mesa de jantar, mesas de centro, mesas laterais e rack, peça que retorna com força total.

O lançamento inclui, ainda, peças de escritórios, como a escrivaninha II.

Reuso

Taúna Móveis, tradicional na produção de móveis sustentáveis criados a partir de reuso de madeira bruta, de demolição, toras e troncos de árvores reaproveitados e dormentes de estrada de ferro e poste apresenta sua nova coleção de mobiliário totalmente eco.

A nova linha é composta por mesas de centro, jantar e bancos modelo Copacabana criados a partir da madeira de cruzetas de demolição com pés em ferro com acabamento envelhecido. A mesa de jantar Copacabana (foto) possui tampo com duas madeiras de cruzetas de antigos postes de luz com pés em ferro envelhecido. A mistura desses materiais possibilita composições em diversos ambientes com charme rústico e aconchegante.

O modelo de mesa de jantar, por exemplo, possui medidas avantajadas, em 190 x 90 x 77 cm, mas podem ser customizada e produzida sob encomenda com medidas especiais
.

Cara do verão

Ah, o verão, estação de cores, praias, piscinas, drinks coloridos, muito sol, vida ao ar livre e ... móveis de qualidade! Aposte na qualidade,  durabilidade e fácil manutenção.

Galeria das Lonas, loja especializada em móveis e acessórios para áreas externas, completa 60 anos e apresenta móveis que combinam com o período mais quente do ano. Entre as mais procuradas está a clássica Linha Atlanta, composta por espreguiçadeira, poltrona, deck chair e pufe. Com estrutura em alumínio, os móveis da Linha Atlanta possuem acabamento em tela slim. São ideais para projetos residenciais e comerciais.

Precisando de algo ainda mais versátil?

Ideal para varandas ou pequenos espaços a  Mesa Dobrável da Teakstore , além de ser usada totalmente aberta, pode ser usada também como aparador ou mesa para duas pessoas. Para guardá-la basta abaixar as laterais. Própria para área externa. Madeira certificada pelo FSC.

AcabamentoNatural, lixado e polido.

Dimensões :
largura de 14 a 90 cm, comprimento de 180 cm, com altura de 75 cm.

Versátil, estiloso e prático. O GardenSeat é uma peça curinga na decoração podendo ser utilizado dentro ou fora de casa, tudo depende do modelo e do material utilizado na peça. A Elegancy Design  está sempre por dentro das tendências e apresenta diversos modelos desta peça que ganha casa vez mais espaço em varandas, jardins, salas, quartos, halls, escritórios e até mesmo em banheiros.

Com o formato de barril ou tamborete, podendo ser vazado ou não, os Gardens Seats da 
Elegancy Design são desenvolvidos em cerâmica ou madeira. A versatilidade deste acessório é incrível, pode ser utilizado como uma bela peça de decoração, ou como apoio de livros, mesinha lateral, no quarto pode substituir o criado mudo e até se transformar em assento para visitas inesperadas. Lógico, sem ocupar muito espaço.

Elegancy Design disponibiliza modelos que variam dos mais sofisticados aos mais rústicos. A loja atende encomendas de todo o Brasil através do site www.elegancydesign.com.br




Pesquisa personalizada